Logica ajuda na implementação de postos de carregamento de veículos eléctricos na Holanda

19 04 2010

Em cooperação com a empresa holandesa E-Laad.nl, a Logica vai desenvolver a infra-estrutura necessária para a instalação de dez mil estações de carregamento de viaturas eléctricas. A referida infra-estrutura será instalada na Holanda e os condutores, além de obterem o acesso fácil e rápido às estações, vão também ter acesso a um «eficiente sistema de pagamento dos serviços utilizados».

A E-Laad.nl é uma cooperação entre empresas da rede energética holandesa que tem por objectivo estimular a utilização de viaturas eléctricas e este projecto servirá para «recolher dados essenciais necessários a futuros investimentos na rede energética», refere a Logica. Esta infra-estrutura encontra-se ainda aberta a diferentes tipos de fornecedores que pretendam servir os condutores.

Para este projecto, a Logica fornece o sistema de backoffice que a E-Laad.nl irá utilizar para manter as dez mil estações de carregamento e para fazer o processamento das transacções. Numa das fases iniciais do projecto, a consultora desenvolveu um sistema de backoffice semelhante, num ensaio bem sucedido, tendo também desenvolvido o software das estações de carregamento.

«A cooperação com a E-Laad.nl é um exemplo de como a Logica promove a inovação, em estreita colaboração com os clientes. A sustentabilidade é uma área de enfoque fundamental para a empresa, que investe muito no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Pretende-se, através deste projecto, dar o nosso contributo para estimular a utilização de viaturas eléctricas», explicou Rob Leijn, director-geral dos sectores de Energia, Utilities e Telecomunicações, Distribuição e Transporte da Logica, nos Países Baixos.

Refira-se que, em Portugal, a Logica faz parte do consórcio Inovgrid liderado pela EDP, que está a desenvolver o projecto da Rede Eléctrica Inteligente. O programa Inovgrid, desenvolvido com outras empresas portuguesas, está na base do recente lançamento em Évora, da primeira Inovcity – rede inteligente de distribuição de energia.





Rede eléctrica inteligente: um grande passo

30 03 2010

A apresentação do orçamento de estado para o presente ano motivou, como habitualmente muita polémica, já que permite uma análise clara das acções a que o Governo se propõe, e claro está, será sempre impossível de agradar a “gregos” e a “troianos”. A grande novidade, passa pelo espanto ou indignação de alguns pela aposta feita na área da energia, nomeadamente pelo investimento de quinze milhões de euros em iniciativas de estimulo à economia portuguesa, em particular no incentivo à constituição de uma rede eléctrica inteligente.

Será escusado referir a importância estratégica para o país de reduzir os seus consumos energéticos e a sua dependência externa, em particular do petróleo, de ir de encontro aos objectivos da União Europeia, entre outros. Parece que o principal problema reside na capacidade visionária da EDP e do próprio Governo, através do apoio dado ao projecto Inovgrid, que visa a constituição de uma rede eléctrica nacional inteligente.

Para muitos talvez seja uma grande novidade, que Portugal esteja numa posição cimeira, com este projecto pioneiro a nível mundial, e para o qual a EDP tenha conseguido encontrar parceiros nacionais com competências de topo e dotados de tecnologias de última geração.

O consórcio liderado pela EDP Distribuição, do qual fazem parte o INESC Porto, a Efacec, a Lógica (ex Edinfor) e a Janz – Contadores de Energia, SA, que não teve origem em nenhum concurso público, mas sim na reunião das melhores competências nacionais, é hoje alvo de muita atenção por parte das grandes distribuidoras de energia de todo o mundo.

Competirá à EDP justificar, se assim o entender, a escolha dos seus parceiros, o momento de execução, a determinção e motivação no desenvolvimento do projecto, sendo que é por mais evidente que não existia outra forma de levar o Inovgrid a bom porto, até porque o mercado eléctrico é extremamente competitivo, e todas as distribuidoras a nível europeu têm escolhido os seus parceiros de inovação sem concursos públicos, de que são exemplo as conhecidas Iberdrola, Endesa, Enel e EDF.

Os portugueses estão de parabéns, estão a apostar num melhor futuro. Uma rede inteligente de energia vai permitir uma melhor racionalização dos consumos, uma melhor optimização da produção, uma clara redução de custos, uma melhor integração das energias renováveis e dos micro produtores, uma melhor integração de um programa de adopção de veiculos eléctricos, e sobretudo num melhor serviço para a sociedade, em tempo real, e sempre em pról do ambiente.

Os portugueses estão de parabéns por terem conseguido encontrar sinergias entre parceiros locais, dotados das melhores tecnologias e com os seus centros de competência e decisão em território nacional, e muito em particular por serem empresas/entidades com um enorme sentido de responsabilidade social.

Os portugueses estão de parabéns por terem conseguido ultrapassar as barreiras da inovação e do severo período económico que se tem vivido, o que vai certamente permitir ser a primeira Nação a beneficiar de uma rede eléctrica inteligente.