Caça-Watts já visitou 300 habitações

29 04 2010

Dois anos após a sua criação, a Brigada Caça-Watts (um projecto da Agência Municipal Cascais Energia que realiza o diagnóstico energético aos domicílios dos munícipes de Cascais) chegou às trezentas auditorias a habitações e a cinquenta estabelecimentos comerciais.

Com as avaliações realizadas e medidas sugeridas pelos técnicos, os locais visitados diminuíram o seu consumo energético entre dez a vinte por cento, o que equivale a uma redução de 250 quilos/ano, em emissões de gases com efeito de estufa.

Para Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e Presidente da Cascais Energia, o Caça Watts «contribui de forma determinante para cumprirmos as metas a que nos propusemos ao aderir ao Pacto dos Autarcas: reduzir a emissão de gases efeito estufa em mais de 20%, até 2020».

Segundo os dados da Agência, são sobretudo os cidadãos entre os 25 e 35 anos e entre os 45 e 65 anos, inseridos em agregados familiares de dois elementos, os que mais recorrem ao Caça Watts. As habitações mais visitadas são do tipo T3 e T4, equivalentes a 35 por cento do total, em especial, apartamentos, dos anos 70 e 80, pouco eficientes em termos de consumo energético.

Mediante um custo simbólico, os técnicos avaliam os padrões de consumo, identificam pontos de desperdício, comparam o desempenho de cada equipamento eléctrico, traçam o perfil de consumo de cada residência ou estabelecimento comercial e deixam uma recomendação sobre a melhor forma de o reduzir.

As auditorias dependem de solicitação dos consumidores, através do site http://www.cascaisenergia.org ou da Linha Verde (800 200 054 – disponível nos dias úteis das 9 às 18 horas). O custo é simbólico e varia entre os 25 e os 50 euros, conforme o tipo de habitação, e serve apenas para «cobrir as despesas operacionais», explica a Cascais Energia.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: