Energia das ondas vai ser aposta do Governo em Maio

21 04 2010

Na sequência da aprovação do Plano Nacional de Energia, o grupo parlamentar ‘Os Verdes’ decidiu pedir a José António Seguro (presidente da Comissão de Assuntos Económicos, Energia e Inovação) uma audiência com Vieira da Silva (ministro da Economia e Inovação) para discutir aspectos deste documento apresentado em Março.

Mais de um mês depois deste requerimento, Vieira da Silva e Carlos Zorrinho (secretário de estado da Economia e Inovação) foram ouvidos na comissão dos Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional da Assembleia da República e responderam às dúvidas apresentadas pelos Verdes.

Uma das questões teve que ver com a aposta na energia das ondas, depois do fracasso do sistema Pelamis, em Agouçadoura (Póvoa do Varzim). Carlos Zorrinho assumiu que este projecto ficou aquém das expectativas: «Quando se procura novas soluções, pode não haver sucesso imediato, não é nenhum crime isto acontecer».

Contudo, de acordo com o secretário de estado, o Governo e a REN vão assinar em Maio um contrato de concessão para uma zona piloto de energia das ondas para dar seguimento aos testes. No entanto, Carlos Zorrinho não revelou o local (provavelmente continuará a ser Agouçadoura) nem a empresa que vai fornecer os equipamentos que vão transformar a energia em electricidade.

Apesar de a Escócia e outros países terem também sistemas de aproveitamento desta energia, o secretário de estado assegurou que Portugal é o país que está mais perto de dar uma «dimensão comercial» ao aproveitamento das ondas.

PNEE com 6 ou 18% de execução?
As directrizes do Plano Nacional de Eficiência Energética também estiveram em cima da mesa nesta Comissão de Assuntos Económicos, Energia e Inovação. Heloísa Apolónia acusou o Governo de o plano estar apenas cumprido «na ordem dos 6 por cento» e de a poupança energética ser «secundária».

A tese da deputada dos Verdes foi rebatida por Carlos Zorrinho, que garantiu que o Plano Nacional de Eficiência Energética tem uma execução de 18 por cento.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: