LHC chegou aos 7 teraelectrões-volt

30 03 2010

Depois de se ter avariado duas vezes desde 2008, o Large Hadron Collider (o maior acelerador de partículas do mundo) do CERN entrou hoje em funcionamento à hora do almoço e já conseguiu criar 7 teraelectrões-volt de energia (choque entre dois raios de 3,5TeV), com origem na colisão de partículas.

O Centro Europeu de Pesquisas Nuclear conseguiu assim criar energia concentrada equivalente a 280 mil milhões de baterias de carros, um valor que, segundo os cientistas poderá explicar a origem da massa e de que forma é que surgiu o Universo.

«Estamos prestes a poder responder a alguns grandes enigmas da física moderna, como a origem da massa, a grande unificação das forças e abundância de matéria negra no Universo», revelou Guido Tonelli, cientista do CERN, à agência France-Press.

O LHC é um acelerador de partículas circular com 27 quilómetros localizado em Genebra (Suiça) e enterrado a uma profundidade de 174 metros, em cuja construção participaram engenheiros de cem países e dez mil cientistas. Os custos totais desta que já é apelidada como a «maior experiência científica do século» chegaram aos 4 mil milhões de euros.

A 10 de Setembro de 2008, o LHC entrou pela primeira vez em funcionamento, mas avariaria nove dias depois. A causa foi uma quebra em dois ímanes supercondutores. A reparação e instalação de novos componentes demorou cerca de um ano.

Em Novembro de 2009 os raios de protões voltaram a circular no LHC, tendo sido registada uma colisão entre dois feixes de 450 gigaelectrões-volt. No mesmo mês, os cientistas registariam ainda uma outra colisão de 1,18TeV.

Depois de ter estado fechado durante os meses de Inverno de 2009/2010, o LHC abriu hoje e chegou aos 7TeV, um valor que, segundo os cientistas, é apenas metade do máximo que o acelerador de partículas do CERN pode atingir. Segundo os mesmos, só em 2012 é que o LHC estará preparado para chegar aos 14TeV.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: