Biomassa chega às impressoras

30 03 2010

A Ricoh desenvolveu uma nova tecnologia – E Toner – para utilizar biomassa, enquanto matéria-prima da resina, o elemento primário do toner. Esta tecnologia irá diminuir o impacte ambiental da utilização de toner nos equipamentos multifunções e impressoras, reduzindo o consumo de petróleo e emissões de dióxido de carbono, «através de processos neutros em termos de carbono», explica a marca.

Quando o papel de cópia usado é reciclado, passa por um processo de destintagem, que separa o toner impresso do papel. O toner separado é eliminado – queimado ou enterrado em aterros – sendo as tecnologias actuais incapazes de o fazer.

Todos os anos, são produzidos, em todo mundo, mais de 200 mil toneladas de toner (80 por cento desse valor é resina). Para diminuir o impacte ambiental deste elemento, a Ricoh tem vindo a desenvolver toners de biomassa, para o qual adoptou um processo de fabrico baseado na resina.

«Este tipo de consumível necessita de menos petróleo do que o convencional e contribui para a prevenção do esgotamento do petróleo». Sendo neutro em termos de carbono, E Toner de biomassa procura reduzir a quantidade líquida de dióxido de carbono emitida pela combustão de toner usado/reciclado.

O conteúdo de biomassa deste toner ecológico é de 25%, o que contribuiu para o seu «excelente carregamento e fluidez» e resultados (em termos de qualidade de imagem) que, segundo a Ricoh, foram melhores que os conseguidos por toners convencionais.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: