Projecto de energias renováveis em estações base garante prémio à Alcatel-Lucent

29 03 2010

A Alcatel-Lucent anunciou que o seu Alternative Energy Program for Global Green Telecommunications (Programa de Energias Alternativas para as Telecomunicações Ecológicas Globais) venceu a campanha 2010 da Comissão Europeia Energia Sustentável para a Europa, na categoria ‘Compromissos Voluntários para a Transformação do Mercado’.

«A candidatura da Alcatel-Lucent salientou o seu programa de desenvolvimento e construção de estações-base de telecomunicações móveis fornecidas com energias alternativas, como a energia solar, eólica e pilhas de combustível», sublinha a empresa.

Segundo a Alcatel-Lucent, este programa, anunciado pela primeira vez em Fevereiro de 2009, foi concebido para permitir aos fornecedores de serviços de telecomunicações «alargar o âmbito dos seus serviços móveis até áreas não abrangidas pela rede eléctrica», tornando assim possível que «mais de mil milhões de pessoas que ainda se encontram privadas desta ferramenta vital para o desenvolvimento económico e social possam aceder a serviços de comunicações telefónicas e de banda larga».

Este programa também vai possibilitar aos fornecedores de serviços em regiões desenvolvidas «fazer evoluir as suas estações-base sem fios», de modo a «tirar partido dos avanços nas tecnologias em matéria de energias alternativas», garante a empresa.

O programa da Alcatel-Lucent está a desenvolver a sua primeira solução verdadeiramente industrial, pronta a utilizar em grande escala, de modo a que seja possível abranger um mercado estimado em cerca de cem mil estações-base móveis que, entre 2010 e 2012, poderiam ser abastecidas com soluções de energias alternativas, representando uma poupança inicial de cerca de sete milhões de toneladas de dióxido de carbono.

«Na medida em que o crescente tráfego de telecomunicações requer um aumento de energia, e que o transporte de electricidade e as redes de distribuição se vêem confrontados com desafios crescentes, que as tecnologias de informação e comunicações podem ajudar a resolver, estes dois sectores essenciais – a energia e as telecomunicações – têm muito a ganhar se colaborarem entre si», considera Jean-Philippe Poirault, presidente do departamento de Actividades de Redes e Integração de Sistemas da Alcatel-Lucent.

O programa inclui o Alternative Energy Laboratory (Laboratório de Energia Alternativa) e a Pilot Station (Estação Piloto) da Alcatel-Lucent, a primeira instalação mundial deste tipo para o mercado das telecomunicações.

Além da investigação avançada, a Alcatel-Lucent está ainda a desenvolver um plano de desenvolvimento plurianual, para permitir aos seus clientes de telecomunicações beneficiar das melhores soluções possíveis em termos de energias alternativas.

Ao tirar partido do conjunto de serviços no âmbito das energias sustentáveis, a Alcatel-Lucent proporciona serviços de consultoria, para «ajudar os operadores a elaborar um plano de desenvolvimento completo, adaptado ao seu ambiente específico, tendo em conta a gestão da concepção, o dimensionamento, a instalação, a transformação e a integração de toda a rede, para alcançar novos desenvolvimentos ou fazer evoluir programas de quaisquer estações-base».

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: