INESC Porto e Martifer levam energia fotovoltaica até Cabo Verde

18 03 2010

A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC Porto está a desenvolver estudos para a Martifer Renewabbles para avaliar o impacto da integração de produção de electricidade, com origem em recursos eólicos e solar fotovoltaicos, para várias ilhas de Cabo Verde.

Em concreto a USE está a avaliar a melhor forma de instalar pólos de armazenamento de energia nos sistemas insulares e de novas infra-estruturas de rede (linhas e capacidade de transformação), com o objectivo de «maximizar a integração das fontes de energia renovável».

O projecto envolve ainda a especificação da arquitectura e das funcionalidades de um sistema de SCADA/EMS «para definir a estratégia de operação diária que permita maximizar a integração de produção de electricidade a partir de fontes renováveis, sem com isso comprometer a segurança de exploração destes sistemas eléctricos», explica a USE.

A equipa da Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto participante neste projecto é constituída por Luís Seca, Helena Vasconcelos e Carlos Moreira.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: