Endesa junta-se à Enel na Península Ibérica e deixa a Grécia

18 03 2010

As eléctricas Endesa (Espanha) e Enel (Itália) juntaram-se numa sociedade para investir em energias renováveis na Península Ibérica, com quotas de 40 e 60 por cento, respectivamente, que vai ter uma potência de instalação na ordem dos 1,400GW.

Segundo a Comissão Nacional de Mercado de Valores de Espanha, a nova entidade criada por esta aquisição passa a operar com o nome Enel Green Power, uma subsidiária que já existia e que era detida em 100 por cento pela Enel.

Antes deste acordo, a Enel tinha participações em Portugal e Espanha através de uma participação a meias com a Gas Natural na Enel Unión Fenosa Renovables, sendo que a Endesa actuava na Península Ibérica através da Endesa Cogeneración y Renovables.

Este acordo teve como base a compra de 30 por cento da Endesa Cogeneración y Renovables pela Enel Green Power, ou seja, por 326 milhões de euros.

A carteira de participações da nova empresa em energias renováveis fica assim distribuída: 88% em eólicas, 4% em mini-hídricas, 1% em fotovoltaico e 7% em cogeração e biomasa.

Além de reforçar o poder de instalação na Península Ibérica, Enel e Endesa querem estabelecer sinergias técnicas e troca de conhecimento, além da investigação em novas tecnologias, como por exemplo, no campo da energia geotérmica.

Também hoje a Comissão Nacional de Mercado de Valores de Espanha recebeu um comunicado da Endesa que oficializa a dissolução da parceria com a Mytilineos Holding, aquele que era o seu parceiro na joint-venture das renováveis Endesa Hellas. O processo de dissolução deve estar concluído no mês de Julho.

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: