ABB “reclama” parte do futuro Oscar de Avatar

5 03 2010

Se no próximo Domingo o filme de James Cameron conseguir levar para casa algum Oscar da Academia (situação mais que provável), isso deve-se em grande parte ao facto de a ABB ter equipado o centro de dados da Weta Digital (empresa responsável pelos efeitos especiais de Avatar) com dois condicionadores activos de tensão.

Esta parece ser a ideia por trás da comunicação da ABB, que lembra o mercado: «O novo e recentemente premiado centro de super-computadores da companhia neozelandesa de efeitos especiais Weta Digital, criadora de Avatar e de outros grandes êxitos de bilheteira, está protegido por uma tecnologia ABB inovadora pelo seu tamanho e eficiência, contra os efeitos potencialmente devastadores das perturbações na rede eléctrica».

Os dois condicionadores activos de tensão (active voltage conditioners – AVC2), que protegem toda a instalação dos efeitos destruidores das cavas e dos picos de tensão, «foram distinguidos com uma menção especial pela sua contribuição para a poupança de energia em quatro por cento», no âmbito de um prémio de engenharia e design ganho pela Weta Digital.

Esta empresa seleccionou a solução da ABB a conselho de Richard Snow da Intellex, o seu principal consultor de engenharia. Ao comparar os condicionadores activos de tensão AVC2 com a alternativa de um grande número de fontes de alimentação ininterruptas (UPS), Richard Snow comentou: «Graças à eficiência energética dos AVC, próxima dos 99%, conseguiram-se importantes poupanças de energia, uma vez que a alternativa UPS ficava apenas em 95%. A solução que escolhemos traduz-se em importantes economias de energia para a Weta Digital».

Segundo a ABB, a eficiência energética, o desenho compacto e o controlo eficaz da alimentação são os «factores essenciais a ter em conta ao desenhar um centro de processamento de dados». Além de serem «mais eficientes», os AVC «ocupam apenas uma pequena fracção do espaço requerido pelas UPS, têm menores exigências de manutenção e um ciclo de vida superior aos quatro ou cinco anos de duração das baterias das UPS», explica a ABB.

O condicionador activo de tensão AVC2 é um sistema baseado num inversor que protege as cargas especialmente sensíveis das perturbações na tensão de alimentação, sendo apontado pela ABB como uma inovação que corrige as cavas e os picos de tensão rapidamente, além de regular a tensão de forma contínua, compensando as variações de carga.

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: