Iluminação LED chega ao Fluviário de Mora

1 03 2010

O Fluviário de Mora adjudicou à Arquiservice, empresa do Grupo Arquiled, um projecto de conversão das actuais fontes de luz de tecnologia convencional (incandescentes, lâmpadas de descarga e fluorescentes tubulares), para a tecnologia LED.

A potência total instalada em iluminação, no valor de 19,3kW, será assim reduzida para 2,5kW, cerca de 87 por cento menos que o valor actual. Segundo a administração do Fluviário de Mora, isto vai traduzir-se numa poupança mensal dos consumos mensais ordem dos 73 mil kWh. Este valor representa ainda uma redução nas emissões de GEE: 28 toneladas de CO2, 146kg de SO2 e 73kg de NOx.

«Este investimento permite ao Fluviário de Mora dar mais um passo no sentido da eco-eficiência, sendo de um importante contributo e exemplo para a necessidade de adopção de medidas que reduzam a factura ecológica associada à produção de energia, com vista a um futuro sustentável», reforçam os responsáveis por este fluviário.

Em termos financeiros, esta poupança representará ainda uma «redução anual de custos de energia na ordem dos 6400 euros», além da «redução de custos de manutenção», uma vez que o serviço contratado inclui a «manutenção preventiva e correctiva dos equipamentos».

A tecnologia LED também vai trazer «benefícios ao nível do conforto» para os visitantes do Fluviário de Mora, uma vez que é uma tecnologia que não emite radiação UV e não emite calor, o que reduz «significativamente as necessidades de climatização e o consequente consumo energético».

A intervenção a ser realizada pela Arquiservice baseia-se num modelo inspirado no modelo ESCO (Energy Services Company), o qual permite ao Fluviário «beneficiar das vantagens da tecnologia sem qualquer necessidade de investimento, sendo a utilização do equipamento paga através das poupanças obtidas», explicam os responsáveis.

Com 440 mil entradas até ao momento, o Fluviário de Mora comemora o seu 3.º aniversário a 31 de Março e apresenta mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo em habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: