Sector da construção foi o que mais procurou certificações em 2009

22 02 2010

A CERTIF anunciou hoje os dados relativos aos processos de certificação para 2009 e anunciou ter «superado» os objectivos definidos, com o sector da construção a ser o «mais dinâmico na procura» de certificados.

Mesmo com o espectro da crise a dominar o mercado, a CERTIF sublinha o facto de ter conseguido «adaptar-se às condições de mercado» e ter oferecido aos seus clientes uma «certificação credível mas adaptada às suas necessidades». Ainda assim, a associação reconhece que teve um «crescimento lento».

Contudo é a associação reconhece que se tem verificado uma «maior informação e um melhor conhecimento das vantagens da certificação do produto como forma de aumentar a garantia da sua conformidade».

Embora tenha sido criado apenas um novo esquema de certificação, de contraplacado marítimo para aplicação na indústria naval, houve um «grande dinamismo na procura», tendo sido certificados pela primeira vez novos tipos de cabos eléctricos, carretéis, colectores/sistemas solares térmicos e luminárias.

O critério de contagem foi alterado significativamente em 2009 face a reconversões que tiveram lugar no inicio do ano relativamente às classificações dos esquemas de certificação e respectivas categorias. Além disso a CERTIF deixou de contabilizar os esquemas disponíveis para contemplar apenas aqueles que têm produto certificado.

Aqui há a registar um forte crescimento ao nível dos produtos solares térmicos (colectores e sistemas), o que a CERTIF justifica com os resultados com o sucesso dos programas de incentivos do Governo.

A CERTIF é também, em Portugal, o Organismo Notificado para a Directiva Produtos da Construção com maior âmbito de actividade. Durante 2009 foram concluídos ou iniciados processos relativos a novas normas, como colunas de iluminação, materiais para paredes interiores de chaminés industriais, produtos e sistemas para a protecção/reparação de estruturas de betão e superfícies amortecedoras de impacto.

A certificação ISO e OHSAS também cabe no âmbito da CERTIF que, em 2009 emitiu 14 certificados de sistemas de gestão. Sendo uma nova área de negócios da CERTIF, e embora tenham aumentado os processos em curso, o crescimento em número de certificados foi, ainda assim, reduzido, assume a associação.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: