Está criado o primeiro consórcio internacional para promoção do LED

3 02 2010

Um grupo internacional de empresas do sector da iluminação está a criar uma cooperação industrial com vista a desenvolver especificações padrão para interfaces de motores de luz LED. Este “grupo” denomina-se Zhaga e inclui empresas como a Acuity Brands Lighting, Cooper Lighting, OSRAM, Panasonic, Philips, Schréder, Toshiba, Tilux e o Grupo Zumtobel.

«Com a constante e rápida evolução da tecnologia LED, o consórcio Zhaga facultará a permutabilidade entre produtos de vários fabricantes», objectivo que será «possível graças à definição de interfaces para uma série de motores de luz de aplicação específica», explica fonte do consórcio.

Num comunicado de imprensa é ainda referido que as normas da Zhaga vão abranger «as dimensões físicas, o funcionamento fotométrico, eléctrico e térmico de motores de luz LED».

Com isto, a Zhaga também quer «beneficiar» o consumidor ao impedir a fragmentação do mercardo com motores de luzes incompatíveis: «As novas normas da Zhaga incutirão nos consumidores a confiança para identificar e comprar produtos LED que serão fáceis de substituir e estarão comercialmente disponíveis, beneficiando ao mesmo tempo das vantagens que a tecnologia LED proporciona».

Esta acção é vista pelo grupo como um incentivo às evoluções teconológicas bem como à competitividade no uso da iluminação LED em geral.

A primeira reunião do consórcio Zhaga vai acontecer em Março de 2010 e a ordem de trabalhos já está definida: dar os primeiros passos com vista à criação de interfaces standard para motores de luz LED.

Outro dos objectivos passa ainda por crescer em termos de empresas participantes, para que se construa um grupo amplo na área de iluminação LED, não só com vendedores de motores de luz e elementos de iluminação, mas também «fornecedores de componentes, como por exemplo, dissipadores de calor e produtos de óptica», conclui a Zhaga.

Filiação paga
As empresas que se quiserem juntar a este consórcio têm de aceder ao site da Zhaga e preencher um formulário. Existem duas formas de participação: membro regular ou membro associado, ambas com pagamento de uma anuidade. A primeira forma tem um custo de mil euros, enquanto a segunda obriga ao pagamento de dez mil euros .


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: