INESC organiza workshop sobre sensores de fibra óptica

28 01 2010

Ainda falta mais de meio ano, mas o INESC Porto avançou já com o anúncio de que vai organizar um evento dedicado aos sensores em fibra óptica entre 8 e 10 de Setembro, em Vila Nova de Gaia.

O EWOFS 2010 é um workshop a nível europeu, cujo objectivo é «garantir um fórum para a avaliação dos mais recentes avanços na área dos sensores em fibra óptica, assim como para a discussão das futuras tendências nesta área nos domínios científico, tecnológico e empresarial». Para este ano, o INESC espera debater «novos transdutores baseados em micro e nanotecnologias, novos subsistemas, processamento de sinal e multiplexagem de sensores, assim como novas aplicações e explorações desta tecnologia sensora».

Desde já, a organização está a aceitar papers, que podem ser submetidos através do site www.ewofs.org até 31 de Março. Os autores serão ainda convidados a submeter uma versão alargada dos artigos aceites para uma Edição Especial do IEEE Sensors Journal, refere o INESC.

A filosofia deste workshop «privilegia a discussão e interacção entre os participantes». Assim, as contribuições vão ser apresentadas em formato poster, com cada sessão a ser precedida por apresentações orais que devem mostrar o “estado-da-arte” dos tópicos abordados.

Posteriormente, os participantes do workshop serão divididos em grupos que irão analisar as contribuições e apresentar os seus comentários/visões nas discussões subsequentes, iniciadas por um painel constituído por investigadores de reconhecido prestígio na área dos sensores em fibra óptica.

Entre as entidades que apoiam o EWOFS 2010 estão SPIE (International Society for Optics and Photonics), a OSA (Optical Society of America), a IEEE Photonics Society, a EOS (European Optical Society) e a SPF (Sociedade Portuguesa de Física).

O que é o…
… EWOFS?
É o Workshop Europeu sobre Sensores em Fibras Ópticas (EWOFS) e tem como objectivo promover um encontro científico com um alto nível de interacção entre os participantes, permitindo uma discussão aberta e a avaliação de novos conceitos, tecnologias e aplicações no âmbito dos sensores em fibra óptica, assim como o estabelecimento de novas colaborações e redes. O EWOFS’2010 pretende também complementar, temporal e geograficamente, as conferências internacionais nesta área, particularmente a Conferência Internacional sobre Sensores em Fibra Óptica (OFS).

… sensor em fibra óptica?
Os sensores ópticos, particularmente aqueles baseados em fibra óptica, estão a tornar-se uma importante referência no domínio da sensorização quando o objectivo é conseguir elevado desempenho, operação remota e monitorização em larga escala, e isto além do facto desta tecnologia ser frequentemente a única com operação aceitável em situações de elevada agressividade electromagnética (por exemplo, em centrais nucleares) e química. Assim, é natural que as actividades de I&D em torno deste conceito estejam a crescer a um ritmo rápido, permitindo um crescendo de oportunidades de disseminação e exploração desta tecnologia.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: