Novos equipamentos solares da Blauwelt

25 01 2010

A Blauwelt, especialista em tecnologia alemã na área das energias renováveis, acaba de lançar dois equipamentos: um destina-se aos processos industriais à base do calor e o outro à climatização de edifícios e escritórios.

Os dois novos produtos, colectores solares de tubos de vácuo e um chiller de adsorção compacto, «vão ao encontro de um segmento de mercado das energias renováveis pouco explorado, mas com grande potencial para reduzir custos energéticos e ambientais tanto em empresas como para particulares», acredita a empresa.

Para Joachim Schmid, director-geral da Blauwelt, «os clientes da indústria e da construção procuram soluções com um retorno de investimento de cinco a dez anos, e estas duas soluções podem satisfazer eficazmente essa necessidade, pois têm aplicações tão variadas como aquecimento de água para processos industriais de pasteurização, cozedura ou desinfecção, aquecimento de águas para lavandarias ou hotéis e climatização solar».

O chiller de absorção compacto permite produzir frio de forma competitiva a partir de uma fonte de energia térmica, neste caso, a radiação solar. É ideal para arrefecimento de escritórios e habitações durante o Verão, quando a radiação solar atinge o seu pico, mas revertendo o processo também ser usado para aquecimento no Inverno.

O equipamento está disponível em unidades standard de 8 e 15kW, mas para necessidades superiores de arrefecimento, podem ser combinadas outras unidades. O produto caracteriza-se por funcionar com uma fonte de calor a baixas temperaturas, a partir dos 60ºC, enquadra-se com os colectores solares de vácuo e é aplicável através de circulação de água frio ou quente em tectos, paredes e pisos radiantes ou de sistemas de circulação de ar.

Já os colectores solares de tubos de vácuo são o componente central de um sistema solar térmico e servem para converter a energia da radiação solar em calor, através de um meio de transporte composto por água e glicol. Podem realizar até 250ºC, temperatura com a qual cobrem grande parte da procura de calor nos processos industriais. Em cada caso, os níveis de temperatura e o meio de transporte do calor serão configurados de acordo com as necessidades individuais de cada projecto.

Além das soluções solares térmicas, como estes dois equipamentos inovadores, a Blauwelt continua a fornecer as suas linhas tradicionais no sector fotovoltaico, como a micro produção fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos autónomos para habitações isoladas ou soluções para agricultura e no sector de aquecimento solar de águas sanitárias, como poderá ver em www.blauwelt.eu.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: