Avião solar com tecnologia Altran descola em 2011

25 01 2010

A Altran, filial portuguesa do Grupo Altran Technologies, líder europeu em consultoria de inovação tecnológica é o parceiro oficial do Solar Impulse, um projecto que visa dar volta ao mundo num avião movido a energia solar. Este projecto foi lançado por Bertrand Piccard, que se tornou conhecido por ter realizado uma aventura semelhante, em balão e sem escalas, em 1999.

«O Solar Impulse é um emblema do desenvolvimento sustentável e é com muito orgulho que a Altran se associa a esta iniciativa», afirma Célia Reis, directora geral da Altran Portugal, que acredita ainda que é «possível conjugar desenvolvimento, eficiência energética e um melhor ambiente», estando por isso «confiante no sucesso do projecto».

Com grande experiência na gestão de projectos e de riscos em sectores como aeronáutica, energias renováveis e desenvolvimento sustentável, a Altran «trabalha activamente» no projecto Solar Impulse, com o objectivo de «demonstrar o papel da alta tecnologia no desenvolvimento sustentável».

Para o sistema de energia no avião, a Altran desenvolveu um conjunto de sensores solares sobre as asas e motores que activam as hélices do avião permitindo desta forma que o sistema de gestão de energia continue em funcionamento apenas com a luz solar.

Este projecto está a ser desenvolvido pela Escola Politécnica Federal de Lausanne e pela Agencia Espacial Europeia e tem descolagem prevista para Maio de 2011, para uma volta ao mundo com uma rota próxima de linha do Equador.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: