Resolver problemas de transmissão em redes ópticas é o objectivo da Alcatel-Lucent

5 01 2010

A Alcatel-Lucent anunciou ter aumentado a sua gama de redes ópticas para permitir que os operadores lidem «de um modo automático e eficiente em termos da relação qualidade preço, com as incapacidades de transmissão». Segundo a empresa, este problema torna-se «extremamente grave» quando as velocidades são superiores a «100 gigabits por segundo».

No teste levado a cabo em Espanha, a Alcatel-Lucent comprovou «com êxito a funcionalidade de uma detecção coerente da próxima geração», num ensaio onde se atingiram velocidades de 112 Gbit/s, numa ligação de fibra óptica de elevado tráfego já existente. O teste foi igualmente feito numa rede da Telefonica (operadora de telecomunicações do país vizinho), durante o qual o tráfego live foi «transmitido ao longo de mais de 1088Km», entre quatro cidades de Espanha.

O objectivo da empresa é criar um novo modelo de comunicação que atenue as «tensões causadas pelas aplicações de banda larga de alta velocidade», mantendo ao mesmo tempo «um nível de desempenho superior».

Em Portugal as instalações de fibra óptica seguem as normas ITED, cujas especificações podem ser encontradas no site da Anacom.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: