EDP e REN rejeitam culpas por cortes de abastecimento na região Oeste

30 12 2009

A comercializadora e a transportadora de electricidade garantiram nos últimos dias não ter quaisquer responsabilidades nas falhas de energia verificadas na última semana, na região de Torres Vedras.

Na altura, os ventos ciclónicos derrubaram os alguns postes de linhas de alta tensão, o que provocou cortes de energia em centenas de habitações desta zona. Passado uma semana há, inclusive, casas onde ainda não foi restabelecido o fornecimento de electricidade.

Estima-se, assim, que os cerca de 350 clientes que passaram o Natal às escuras não devem receber qualquer indemnização, quer da REN, quer da EDP. As razões avançadas pelas duas entidades parecem ser corroboradas pela DECO, que lembra que nos contratos com a EDP está previsto que, quando os danos são provocados por uma «situação de força maior ou acontecimentos furtuitos», não há a obrigação de compensar os clientes afectados.

Já a REN, responsável pelas torres e linhas que caíram devido à força dos ventos, que chegaram aos 220Km/h, garante que não falhou na distribuição de energia, uma vez que activou um «circuito alternativo» que permitiu que a electricidade tenha chegado a «todos os pontos de distribuição da EDP».

O administrador da REN, Vítor Batista, apenas assumiu que a empresa vai indemnizar pessoas que tenham estragos provocados pela queda de linhas e torres, o que segundo o responsável aconteceu em «dois ou três casos».


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: