Controlador RGB para iluminação a LED

28 12 2009

A evolução da tecnologia LED permite, actualmente, desenvolver aplicações de iluminação geral e decorativa. A Primetec, atenta às necessidades do mercado, decidiu criar um produto que permite ter iluminação decorativa a LED de forma fácil e que garante uma enorme versatilidade.

Para se controlar iluminação a LED podem ser utilizados dois processos: PWM (variação de largura de impulso), conhecido também como controlo de tensão; e por corrente, para LED fabricados para um determinado valor máximo de consumo de corrente (350mA, por exemplo).

O PrimeRGB Controller faz o controlo por PWM, garantindo sempre uma tensão fixa de 12V DC na saída que alimenta os LED. O controlo de cada um dos três canais RGB (vermelho, verde, azul) é feito de forma independente e digital, com uma resolução de 8-bit, o que significa 256 degraus de intensidade luminosa por canal.

O PrimeRGB Controller é, portanto, um controlador de iluminação RGB, que permite a criação de qualquer tom, a partir de uma paleta de 16,7 milhões de cores. Existem inúmeras aplicações para este equipamento, como a iluminação interior e exterior de edifícios, mobiliário, publicidade, espaços públicos, entre outras. Este controlador permite ainda a criação de programas de iluminação utilizando barras e fitas de LED, bem como projectores de fachada, spots, entre outros.

Programação no computador
Através do botão de função pode alterar-se o programa de memória activo, ficando o programa actualmente em execução gravado em memória. Em caso de falha de energia, o PrimeRGB Controller arranca o mesmo programa que estava em execução. Cada programa pode conter uma cor ou uma sequência de cores, com temporizações de mudança. A memória interna permite armazenar até 1600 passos. A velocidade de 100 passos por segundo permite criar transições de cor suaves com alta resolução.

O PrimeRGB Controller permite a ligação de 60W de iluminação a 12V. Para instalações de maior dimensão podem ser ligadas várias unidades colocado um cabo de sincronização entre elas, para que funcionem em modo MASTERSLAVE. Apenas uma das unidades terá o programa em execução e as restantes cumprem o programa que o MASTER lhes transmite, o que torna muito versátil a utilização deste controlador.

O cabo de ligação USB permite a comunicação com o computador para a programação do PrimeRGB Controller. Estão disponíveis aplicações de software para Windows e Mac OS X, que podem ser descarregadas de forma gratuita através da página WEB da Primetec em http://www.primetec.pt. O procedimento de configuração é simples, intuitivo e rápido, podendo ser duplicado por mais unidades de forma fácil.

Nova versão a caminho
Presente no mercado desde o início de 2009, o PrimeRGB Controller é já um exemplo de sucesso, com inúmeras aplicações de referência. A Primetec está actualmente a comercializar este equipamento em Portugal, mas também em vários países da Europa, EUA e Austrália.

De momento, temos em fase final de industrialização uma nova versão deste equipamento que terá como novidade as seguintes características gerais: funcionamento de 12-24V, 120W@12V e 240W@24V de potência máxima, ficha USB directa sem necessidade de utilização do cabo especial, canal rádio 868MzHz ISM e comando de controlo remoto, módulo opcional Bluetooth, resolução de 10-bit nos canais RGB, memória de 6400 passos.

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: