Aveiro vai receber a fábrica de baterias eléctricas da Renault-Nissan

9 12 2009

O Governo anunciou ontem que a fábrica de baterias para carros eléctricos do consórcio Renault-Nissan vai ficar em Aveiro, mais concretamente na Companhia Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel (CACIA), unidade fabril que já produzia componentes para esta joint-venture. O início das obras está marcado para o Outono de 2010.

A data marcada para o início das operações está marcada para 2012, altura em que a CACIA vai começar a produzir baterias de iões de lítio e os respectivos módulos.

Aveiro ganha, assim, a corrida a Sines e Estarreja, localidades que também estavam na mira da Renault-Nissan e do Governo para implementar a fábrica de baterias para carros eléctricos, que representa um investimento de 160 milhões de euros, mas que pode chegar aos 250 numa fase posterior.

Carlos Ghosn, presidente executivo do consórcio, confirmou ontem em entrevista à RTP que a decisão em manter a aposta na CACIA se deveu aos apoios financeiros e fiscais que o Estado português apresentou. O recurso aos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) é outra das possibilidades.

As novas instalações vão ocupar um lote de 20 mil metros quadrados nas imediações da CACIA e terão uma capacidade de fornecimento na ordem das 50 mil baterias por ano. A nova fábrica vai ser ainda responsável pela criação de mais 200 postos de trabalho especializados, que se juntam aos 1100 actuais da CACIA.

Portugal vai ser, assim, um dos cinco países com uma fábrica deste género, a que se juntam Reino Unido, Japão, França e Estados Unidos.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: