Carros eléctricos avançam em definitivo

3 12 2009

O Conselho de Minsitros aprovou hoje o decreto-lei que estabelece o regime jurídico da mobilidade eléctrica, aplicável à organização, acesso e exercício destas actividades em Portugal Continental, bem como as regras destinadas à criação de uma rede piloto para a mobilidade eléctrica.

Este diploma regula a organização, acesso e exercício das actividades relativas à mobilidade eléctrica, estabelecendo, igualmente, as regras destinadas à criação de uma rede piloto para a mobilidade eléctrica, tendo em vista a introdução e massificação da utilização do veículo eléctrico a nível nacional.

Segundo o governo, este passo «posiciona Portugal como pioneiro na adopção de novos modelos para a mobilidade, sustentáveis do ponto de vista ambiental, que optimizem a utilização racional de energia eléctrica e que aproveitem as vantagens da energia produzida a partir de fontes renováveis»

A rede de abastecimento de energia para veículos eléctricos vai basear-se num sistema que utiliza um cartão pré-pago para carregar o carro num posto próprio.

O Decreto-lei cria, ainda, um subsídio de 5 mil euros para a aquisição, por particulares, de veículos automóveis eléctricos, o qual poderá atingir os 6500 euros no caso de haver simultaneamente abate de veículo automóvel de combustão interna. O Governo prevê, também, ainda adoptar outras medidas nesta área, como a fixação de majoração de custo em sede de IRC, em aquisições de frotas de veículos eléctricos pelas empresas, em termos a definir.


Ações

Information

2 responses

4 12 2009
Manuela Maria Henriques

Estou muito interessada em adquirir um carro eléctrico, vão destacar este assunto na próxima edição da ME?
Obrigada
Manuela

14 12 2009
Mercado Eléctrico

Na próxima edição, não, mas esteja atenta às edições de 2010! Obrigado pela preferência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: