No âmbito do Projecto monIT, o Instituto de Telecomunicações (IT) do Instituto Superior Técnico e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinaram um protocolo que tem como objectivo disponibilizar informações relevantes sobre a radiação electromagnética, essencialmente associada a sistemas de comunicações móveis.
Estas entidades vão agora proceder à «medição do campo electromagnético existente em 14 escolas públicas do Ensino Básico e no edifício dos Paços do Concelho da CML, através da instalação de estações de medida (sondas medidoras de campo electromagnético). Serão ainda realizadas medições pontuais em outros locais do município», explicam os promotores do projecto.
Através da assinatura deste protocolo, a CML «pretende aumentar o conhecimento sobre a realidade da cidade neste domínio», sendo que os valores das radiações vão ser posteriormente divulgados através de um portal da Internet, especialmente criado para este fim.
O Projecto monIT conta com o apoio da Optimus, TMN e Vodafone e visa disponibilizar ao público toda a informação relevante sobre os níveis de exposição a campos electromagnéticos, designadamente os que são gerados pelas antenas de comunicações móveis.
Além dos resultados da monitorização sistemática em diversos locais públicos no País e de informação técnica específica, o Projecto monIT disponibiliza, através do portal http://monit.it.pt, informação «rigorosa e diversificada sobre a exposição às emissões electromagnéticas proveniente dos sistemas de comunicações móveis, usando uma linguagem acessível ao público em geral».