Localizador inovador de veículos

17 11 2009

A Dailywork, empresa startup do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e da Universidade de Aveiro (UA), desenvolveu um localizador autónomo de ultra baixo consumo, designado de DWLocator, que permite detectar eventos relevantes para operadores logísticos, gestores de frota e sistemas de telemetria.

O projecto transformou em produto um protótipo desenvolvido no ISEL pelos grupos de investigação GIEST e GIATSI, conjuntamente com o núcleo de Infra-estruturas, Sistemas e Políticas de Transportes do Instituto Superior Técnico (IST), a Direcção de Inovação e Tecnologia da Brisa e o Grupo Luís Simões (GLS).

Uma vez que o DWLocator pode ser instalado em veículos desprovidos de fontes de energia, um dos principais desafios foi criar e desenvolver um dispositivo de grande autonomia (>4 anos) e que fosse competitivo no mercado. Este terminal é capaz de transmitir informação de posicionamento e outros dados dos veículos ou de outros objectos para uma plataforma computacional genérica.

Breve história do DWLocator
Antes do DWLocator ser um produto, começou por ser um projecto que nasceu no ISEL no âmbito do projecto de cooperação com a Brisa, IST e GLS, conhecido como Platform for Transport Management Services (P4TMS). Este estava dividido em três grandes áreas: módulos remotos e autónomos; sistema de informação de gestão da plataforma tecnológica e de suporte aos modelos de negócio, sistema dinâmico de definição, criação; e adaptação de processos de transporte de mercadorias.

No que se refere ao módulo remoto autónomo, serve para enviar mensagens SMS de posicionamento periódicas, podendo o intervalo destas ser definido remotamente. Além disso, era também enviada a informação das células do operador GSM para o sistema de informação através das quais, era possível estabelecer uma associação de localização da unidade autónoma. A Figura 1 apresenta a interface Web criada para demonstração do projecto.

Exemplo de sistema central.

O produto DWLocator
Após demonstrado e provado o conceito do projecto P4TMS, a startup Dailywork continuou a desenvolver a unidade autónoma, industrializando-a de forma a hoje ser um produto competitivo no mercado ao nível do custo e das suas multi-funcionalidades, algumas delas únicas no mercado. Este produto foi construído para modular ao nível do hardware, sendo flexível para acomodar outros sensores analógicos e digitais assim como, interfaces mais complexas com sistemas sem fios.

O DWLocator apresenta-se capaz de ser integrado em diferentes sistemas centrais de informação geográfica e de gestão suportando para tal vários protocolos Web (sobre GPRS), sendo capaz também de interagir com utilizadores que tenham um vulgar telemóvel.

Arquitectura e descrição
A arquitectura do DWLocator é apresentada na Figura 2, onde se identificam os blocos de alimentação, controlo e sensores, e o módulo de posicionamento (GPS) e comunicações (GSM/GPRS).

De entre os vários sensores destaca-se o de movimento, que permite detectar acelerações a 3D, tornando possível a implementação de detecção de eventos relevantes, como por exemplo o início e fim de viagem de um dado veículo, ou objecto fixo ou móvel. Inclui também um sensor de temperatura que permite detectar valores extremos com bastante precisão. Destaca-se ainda um sensor de contacto que poderá funcionar como sensor de porta ou botão de emergência consoante a aplicação em causa.

Uma mais valia é a utilização de um módulo GSM/GPRS e GPS de última geração. Ao nível do GSM/GPRS, este tem o stack TCP/IP implementado, o que permite tirar partido de todas as funcionalidades de uma ligação IP. Além disso, o módulo é quad-band, o que faz com que este produto possa ser utilizado em todo o mundo. O receptor GPS é de última geração, tem o chipset SIRFstar III que permite receber sinais de vinte satélites em simultâneo, e um cold start inferior a 35 segundos, fazendo com que este seja o tempo máximo que o receptor GPS tenha de estar ligado para adquirir coordenadas válidas.

Com um relógio de tempo real (RTC), que é actualizado aquando da recepção das coordenadas geográficas, e dispondo de vários alarmes programáveis, faz com que possam ser gerados alarmes a horas predefinidas e outros com intervalos inferiores, como de minuto a minuto, este último utilizado para verificar se existe movimento da unidade.

Arquitectura do DWLocator.

Vantagens e aplicações
Um dos pontos inovadores neste produto está na gestão da bateria, que tem de ser o mais eficiente e optimizada possível de forma a prolongar ao máximo o tempo de vida. Assim, todos os blocos da unidade estão quase sempre desligados ou em modo sleep. Estes são apenas ligados quando existe um evento provocado por algum dos sensores ou do RTC.

Recorrendo ao alarme do RTC programado, para uma periodicidade inferior, são lidos os sinais do sensor de movimento extraindo-se daí o estado da unidade no que se refere ao movimento. De referir que só após algumas leituras consecutivas do sensor, confirmando o mesmo estado, é que se considera que esse é realmente o estado da unidade, evitando assim a detecção de falsas transições de movimento, como em semáforos ou no trânsito, por exemplo.

Esta gestão inteligente da bateria permite uma autonomia de quatro anos a três mensagens SMS por dia ou três anos a três comunicações TCP/IP por dia, o que faz deste um produto bastante competitivo também nesta característica.
O DWLocator permite diversas aplicações, tais como telemetria universal, gestão de contentores e semi-reboques, segurança de cargas especiais e sistemas de domótica, ou mesmo, a detecção de furtos de máquinas: ATM, vending, parquímetros, construção civil ou outras.


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