Rexel em crescimento

13 11 2009
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Carlos Teles, director geral da Rexel, traçou o perfil da empresa à Mercado Eléctrico

Actualmente presente em 34 países divididos por quatro continentes diferentes, a Rexel afirma-se hoje como uma das maiores empresas na distribuição profissional de material eléctrico. A sua oferta de produtos conta já com mais de um milhão de referências, que geram um volume de vendas de 13,7 mil milhões de euros.

Presente em Portugal há já 24 anos, onde conta com uma rede comercial de 18 agências e 200 colaboradores, a subsidiária portuguesa parece recusar embarcar no barco da crise. «A Rexel esteve alguns anos à procura de uma cultura própria, uma forma única de estar no negócio», afirma Carlos Teles, director-geral.

Como apresentaria a Rexel a quem não conhece a empresa? Qual é a vossa área de negócio?
Somos, acima de tudo, um distribuidor de material eléctrico. Fornecemos ao mercado todos os produtos das principais marcas, sustentado num serviço forte de entrega em todo o País.

Tentamos não ser apenas um armazém de material electrico, mas sim uma empresa que gera valor acrescentado na cadeia de fornecimento. Sabemos que dentro do sector, temos que ser uma empresa atractiva a montante e jusante, tal facto motiva-nos a investir no nosso serviço logístico, no desenvolvimento da nossa oferta e em todos os serviços de apoio ao desenvolvimento do cliente.

Um dos principais consumidores de material eléctrico, a construção civil, está a ser fortemente afectada pela crise económica global. Como está a Rexel a evitar esta conjuntura desfavorável?
O nosso principal cliente é o instalador de material eléctrico que trabalha também para a área da construção civil. Por conseguinte, tanto os nossos clientes como nós, somos prejudicados pela recessão actual. Se trabalharmos em conjunto ficamos com a responsabilidade de dar a nossa contribuição para superarmos esta crise.

Para os ajudar temos que, por um lado, ser mais eficazes contribuíndo para a redução dos seus custos operacionais com um serviço e uma oferta que lhes permita um melhor planeamento da sua actividade e, por outro, estar sempre na vanguarda tecnológica do mercado, ajudando os nossos clientes a actuar nos mercados emergentes que sistematicamente vão surgindo. A recuperação do sector não é uma batalha individual mas algo que se conquistará com a contribuição de todos os “players”.

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A Rexel aposta numa política de proximidade como vantagem competitiva?
Apesar de o mercado português ser pequeno, existem características diferentes de região para região. O que temos tentado fazer durante estes últimos anos é criar, regionalmente, a capacidade de abordar o mercado de uma forma personalizada, mas com o serviço que só uma grande empresa como nós pode oferecer.

Daí a aposta numa política de proximidade, através da nossa rede comercial de 18 agências. No entanto não ficamos por aí. A nossa vantagem competitiva vai mais além do que isso.

Como por exemplo?
Temos uma política de desenvolvimento do próprio cliente para sustentação do seu modelo de negócio. Iniciámos em Setembro de 2008 uma oferta de formação, que conta já com 300 clientes inscritos, onde fornecemos um know-how acrescido e permitimos que eles entrem em outro tipo de negócios, tais como, domótica, videovigilância, networking, automação, entre outros.

Outra vantagem que a nossa empresa oferece é de estarmos constantemente a desenvolver o nosso serviço de entregas de maneira a que ele seja competitivo. Asseguramos a entrega no dia seguinte em todo o País dos produtos encomendados nas nossas instalações até às 18 horas do próprio dia.

Estamos a preparar, também, a criação de um serviço de entregas expresso que permita entregar os produtos no próprio dia, serviços estes sustentados num stock de 9 milhões de euros que assegura as necessidades imediatas de qualquer cliente.

A Rexel tem apostado no e-commerce da empresa. As vantagens do vosso serviço on-line têm conquistado os vossos clientes?
Não é fácil. O mercado português é relativamente conservador e muito relacional e demorará algum tempo até criarmos o hábito da utilização desta ferramenta por parte dos nossos clientes. O e-commerce por si só não é ainda um sucesso.

Agora, a aposta na ligação digital entre nós e os nossos clientes é uma aposta imediata que se pode tornar no futuro numa enorme vantagem para toda a cadeia. Estamos determinados em criar a máxima clareza e eficácia possível, entre aquela que é a necessidade do cliente e a entrega do produto.

Dotámos toda a nossa rede de vendas externa de ligação on-line ao nosso sistema informático, o que permite à força de vendas, dentro da casa do cliente, fazer as suas próprias encomendas e consultar todo o estado das mesmas e da própria conta do cliente.
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A Rexel em Portugal iniciou este ano a sua actividade nas energias renováveis. Porquê só agora?
Tem a ver com a oferta disponível. O grupo já tinha encetado algumas demarches para desenvolver este tipo de negócio no estrangeiro, nomeadamente em França.

Em Portugal estivemos a constituir uma oferta e a trabalhar o mercado. O nosso País também arrancou um pouco mais tarde em comparação com outros: casos da Bélgica e outros países do centro da Europa, que foram mais proactivos neste sentido.

Inicia-se agora um processo da nossa parte de comunicação ao mercado desta nossa nova área de negócio que será de certeza mais uma oportunidade de desenvolvimento para os nossos clientes.

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2 responses

16 11 2009
Mário Santiago

Fiquei hoje a conhecer este site quando andava a fazer uma pesquisa na NET.
Não conhecia, mas fiquei muito entusiasmado porque trabalho no sector.
Compro a ME, na banca, sempre que posso e gosto bastante. Vou dar uma olhadela diária ao site, espero que seja daqueles sites que é actualizado com regularidade.
obrigado pela iniciativa. Mário Santiago

17 11 2009
Mercado Eléctrico

Obrigado pela preferência, Mário. Espero que se torne visitante assíduo. Cumprimentos!

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