Análise AECOPS: sector da construção continua em crise, mas há sinais positivos

13 11 2009

aecops02

A Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS) publicou uma análise da conjuntura do sector da construção onde conclui que, apesar de surgirem alguns sinais positivos, a crise na construção está «longe de ser ultrapassada».

«Tendo sido ultrapassados os mínimos históricos apurados nos primeiros meses do ano corrente, as opiniões dos empresários evidenciam sinais de recuperação relativamente à actividade das suas empresas e às perspectivas de evolução futura», começa por referir o documento com os resultados da análise.

Entre as principais conclusões, os principais decréscimos estão associados ao consumo de materiais, com uma quebra de 15,5% no consumo de cimento até Setembro. Contudo, a AECOPS concluiu que o sector da construção registou, em termos de empregabilidade, a maior taxa de crescimento em toda a economia (57,6 mil pessoas, com a contratação a subir 73% em Agosto).

A outra descida foi registada no licenciamento de novos fogos habitacionais (-49% até Agosto) e na área licenciada para construção não residencial (-30%, durante os primeiros oito meses do ano).

aecops01

Assim, o estudo diz que «este enquadramento desfavorável», levou a que os responsáveis pelas empresas do sector traçassem uma «avaliação negativa da situação financeira» e a assinalar «fortes condicionantes à normal actividade das empresas, nomeadamente a reduzida procura que lhes é dirigida e os atrasos nos pagamentos por parte do Estado».

Contudo, a nível europeu, acontece o contrário, com a «estabilização do nível de confiança dos empresários nos últimos três meses».

Leia na íntegra a análise da conjuntura do sector da construção feita pela AECOPS.

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: