Mercado liberalizado de energia tem 35% dos clientes nacionais

12 11 2009

erse

A ERSE divulgou as habituais estatísticas sobre o consumo de electricidade em Portugal, desta vez com incidência na tipologia dos mercados de origem da energia.

«O consumo dos consumidores no mercado liberalizado de electricidade representa já cerca de 35% do consumo anual em Portugal, valor que é o mais elevado do processo de liberalização do sector eléctrico português, traduzindo a sequência de três trimestres de muito forte crescimento do mercado liberalizado», conclui a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Os grandes consumidores no mercado liberalizado continuam a ser os industriais mas, segundo a ERSE, «o maior número corresponde aos consumidores domésticos, que vêm apresentando um ritmo de entrada contínuo e sustentado desde final de 2006».

Neste estudo, a entidade refere ainda a entrada de mais um comercializador de energia, Galp Power, e destaca o crescimento da Endesa no sector que se conseguiu aproximar, entre Agosto e Setembro do segundo lugar detido pela Iberdrola.

Os dados a que chegou a ERSE permitem, desde já, confirmar que o mercado liberalizado apresentou em Setembro «uma concentração inferior à que se registava em Agosto», o que segundo o estudo, «reflecte um aumento da intensidade competitiva».

Leia aqui o estudo completo da ERSE.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: