Apagão põe meio Brasil às escuras

11 11 2009
itaipu

A Central Hidroeléctrica de Itaipu é a maior do Mundo na produção de electricidade.

O Brasil foi atingido por um apagão geral, que também atingiu algumas cidades do Paraguai que fazem fronteira com o norte do país. As primeiras informações que circularam davam conta de que a falha de energia teria sido provocada pela queda de uma linha de muito alta tensão que faz o transporte a partir da Central Hidroeléctrica de Itaipu, a maior do Mundo do seu género (e de que a ME fala no seu tema de capa da edição n.º44).

A confirmação da origem deste incidente foi dada pelo ministro de Minas e Energia do Governo brasileiro, Edison Lobão, que explicou ainda que esta quebra provocou a retirada de 14 mil megawatts gerados pela Central de Itaipu, do sistema eléctrico.

Segundo este ministro, o problema mais grave foi detectado no estado do Rio de Janeiro, que ficou totalmente às escuras. O apagão atingiu ainda São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais e como já referimos, cidades fronteiriças do Paraguai.

Contudo, a empresa que detém a exploração desta Central informou em comunicado que a culpa foi de uma avaria súbita (uma pane) no sistema eléctrico brasileiro: «Às 22h13 do dia 10 de Novembro de 2009 uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro provocou um blackout em vários estados da região Sudeste e Centro-Oeste. Por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afectou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenómeno que se costuma chamar de efeito dominó», explica a Itaipu Binacional.

itaipu2

Este foi um cenário que não se repetiu na noite de ontem no Rio de Janeiro.

Num comunicado que a empresa fez chegar à redacção do jornal O Globo, pode ler-se ainda: «Imediatamente após o blackout, a central de Itaipu estava com as suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que ligam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas».

Horas depois de se ter dado o apagão, surgiu a explicação de que tudo tinha sido provocado por uma tempestade que atingiu uma linha de transmissão entre Ivaiporã (Paraná) e Tijuco Preto (São Paulo). Porém, esta informação foi desmentida pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil.

Segundo informações veiculadas pelo governo brasileiro, a Central de Itaipu recomeçou a produzir energia por volta das 6 horas de hoje (8 horas em Portugal). A Itaipu Binacional confirmou ainda que dezoito unidades geradoras estão neste momento a produzir energia para o Brasil e para o Paraguai, num total de 10 450MW.

Refira-se que a Central Hidroeléctrica de Itaipu fornece energia a 90 por cento do território brasileiro e ainda abastece cerca de 800 cidades paraguaias.

Anúncios

Acções

Information

One response

11 11 2009
Paulo Antunes

Afinal estas coisas não acontecem só em Portugal. Algumas pessoas ainda devem estar recordadas das cegonhas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: