Carros eléctricos na “pista” do INESC

9 11 2009

carroselec3

Este organismo português de ensino é o líder científico do projecto MERGE (Mobile Energy Resoures for Grids of Electricity) – o maior programa de investigação com financiamento da EU. O objectivo é preparar o sistema eléctrico europeu para a massificação da utilização de veículos automóveis eléctricos.

E se amanhã, em vez de encher o depósito do carro com gasolina ou gasóleo, carregasse a bateria directamente na sua garagem? Esta pergunta é feita pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), que agora se encontra empenhado no desenvolvimento de um projecto para «encontrar soluções que minimizem a necessidade de reforço de infra-estruturas das redes eléctricas e dos sistemas electroprodutores, de modo a evitar sobrecustos que teriam que ser suportados pelos utilizadores dos veículos eléctricos», esclarece fonte deste organismo.

Com um orçamento de 4,5 milhões de euros, o MERGE acredita que a massificação dos veículos eléctricos assenta no «carregamento nocturno», altura em que «a rede eléctrica tem maior disponibilidade».Deste modo, o INESC refere que a viabilidade deste «novo paradigma de mobilidade» está dependente deste factor, bem como da «disponibilidade de recursos energéticos renováveis para a produção de electricidade».

Enquanto líder científico do MERGE, o INESC Porto anunciou que vai contribuir para a «construção de um sistema inteligente que adapte os carregamentos das baterias dos veículos eléctricos à disponibilidade dos recursos energéticos e da infra-estrutura das redes eléctricas», tendo em conta as características dos sistemas eléctricos europeus.

carroselec2

Na lista de acções do MERGE estão também algumas estratégias para contornar o «congestionamento da rede e as dificuldades dos centros produtores em alimentarem os acréscimos de consumo de electricidade. De acordo com o INESC, estes cenários são vistos como «problemas técnicos» e «eventuais barreiras» para a massificação do carro eléctrico.

Modelos de negócio para carregar baterias
O MERGE está também atento à situação em Portugal, sendo que o INESC aqui pode actuar com mais conhecimento de causa. Para já, o sistema electroprodutor português é caracterizado pelos líderes do projecto como tendo uma «forte componente renovável», pelo que poderá «assegurar a produção de mais electricidade a partir de fontes de energia verdes».

Portugal é, assim, visto como um país-modelo para a implementação de carros eléctricos: «Este tipo de os veículo pode ser mais amigos do ambiente do que em outros países, nomeadamente na Europa Central, que está fortemente dependente de combustíveis fósseis para a produção de electricidade.

Uma das linhas orientadoras do MERGE consiste em minimizar a necessidade de investimento no reforço das infra-estruturas da rede eléctrica existente, bem como do parque produtor de energia eléctrica. «Evitam-se, desta forma, também um conjunto de sobrecustos que acabariam por ter que ser suportados pelos utilizadores dos veículos eléctricos».

carroselec1

Segundo o INESC, esta nova realidade implica a emergência de dois novos modelos de negócio no mercado energético: «Substituição rápida /carregamento rápido de baterias (em estações de serviço especiais que terão que ser entretanto criadas para servir os novos veículos eléctricos) e carregamento lento de baterias (em parques públicos, privados ou mesmo nas casa do cidadão comum)».

O consórcio do projecto MERGE, o maior projecto de investigação europeu do 7.º Programa-Quadro (2007-2013) destinado a avaliar o impacto no sistema eléctrico de uma utilização em larga escala de veículos eléctricos na Europa, envolve 16 empresas e instituições de IDT europeias e o MIT (EUA). Neste projecto participa também a REN – Redes Energéticas Nacionais.

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: